Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 karaita


O QUE É KARAISMO


Karaite judaísmo ou Karaism é a fé original das Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento). A palavra "Karaism" deriva do hebraico Karaim significa "Seguidores das Escrituras".  As Escrituras hebraicas contêm o plano mestre do Criador do Universo revelou à nação de Israel através de Moisés e os Profetas.  O Criador revelou sua vontade ao povo israelita, a fim de servir como uma "luz para as nações".  Desde o seu início é o papel de Israel tem sido a de ensinar a humanidade da vontade divina, que confere àqueles que vivem com a vida eterna; como está escrito: é uma árvore da vida para aqueles que mantê-lo "(Provérbios 03:18)." 

Os dois grandes "monoteístas" religiões, o cristianismo  eo islã  , reconhecer a verdade das Escrituras Hebraicas. No entanto, eles comprometer a pureza da mensagem divina, adicionando a palavra perfeita, completa e de Deus. Ao mesmo tempo, a forma de judaísmo comumente praticada hoje não é autêntica, mas o judaísmo "Talmudism". O Talmudists corromper a verdadeira mensagem das Escrituras Hebraicas, adicionando os ensinamentos dos rabinos encontrado no "Talmud", que alegam foram reveladas por Deus.  Isto apesar do fato de que não há uma única referência ao Talmud em todas as Escrituras Hebraicas. A religião hebraica autêntica é a que é ensinada pelo próprio Criador nas Escrituras Hebraicas, sem adição ou subtração, como está escrito: "Vós não lhes acrescentar a palavra que eu vos mando, nem lhe diminuir qualquer coisa dele, que você podem guardar os mandamentos de YHWH, teu Deus "(Deuteronômio 04:02).

Caraítas em conta a era atual da história da humanidade como o período do "Grande Exílio". As Escrituras Hebraicas descrever esta época e prever que, em que a nação de Israel abandonará o verdadeiro caminho do Criador para a religião do homem feito.  Os profetas nos ensinam que esta época vai acabar com Israel, retornando ao Criador, sob a liderança do ungido rei da casa de Davi e toda a raça humana abraçar a religião das Escrituras Hebraicas. 

Nesta era atual do Grande Exílio, a profecia cessou quando o Todo-Poderoso "esconde o rosto" para os pecados de Israel. Sem profetas vivos, o único caminho para o conhecimento do divino é feito através das Escrituras Hebraicas, que contêm perfeita e completa a instrução ea vontade divina revelada aos profetas de Israel. da  Por viver em conformidade com as instruções divinas, os homens podem ser redimido do pecado, como está escrito: "Quando o pecador se afasta de todos os seus pecados que ele tem feito e deve manter todos os meus estatutos e executares juízo e justiça, certamente viverá, não morrerá. Todas as suas maldades que ele fez deve deixar de ser lembrado "(Ezequiel 18:21-22). Deus concedeu-nos com a sua perfeita instrução do seu imenso amor pela humanidade, como está escrito: "Eu realmente desejo a morte do malfeitor, diz o Senhor Jeová, que eu não desejo para ele voltar dos seus caminhos, para que ele possa ao vivo? " (Ezequiel 18:23).

Para entender perfeita instrução de Deus, devemos estudar diligentemente as Escrituras Hebraicas. Nos dias de idade, as palavras da profecia foram entendidas com clareza e facilidade.  Se havia algo incerto que poderia ser esclarecido por "buscar a Deus" por meio dos profetas.  Mas, hoje, na era do Desterro, com a cessação da profecia e separada da cultura e da linguagem dos profetas por milhares de anos, temos de trabalhar duro para entender o "sentido literal" das palavras entendido naturalmente pelos antigos israelitas.  O "sentido comum" da Escritura  é que o significado óbvio que teria sido compreendida pelos antigos israelitas, quando eles se reuniram para ouvir a Torá (Livros de Moisés) ler para eles na leitura pública, realizada a cada sete anos.  Ser fluente em hebraico bíblico, os antigos israelitas simplesmente tinha que ouvir as palavras da Escritura, a fim de entendê-los. Hoje, este mesmo entendimento deve ser derivada das Escrituras usando o som princípios lingüísticos e exegese contextual.

Caraítas defendem que todo ser humano tem a obrigação de estudar as Escrituras Hebraicas e determinar por si mesmos o significado correto do Todo-Poderoso mandamentos da base em seu próprio raciocínio e compreensão.  Sobre o Dia do Juízo Final é a pessoa que vai ser posta em acerto de contas por suas próprias ações.  O antigo provérbio dos sábios Karaite declara: "Procura bem nas Escrituras e não dependem da opinião de ninguém". A este respeito, os sábios Karaite ensinou: "Aquele que confia em qualquer um dos professores do Exílio, sem uma investigação pessoal, é como se ele se envolveu em idolatria."

Caraítas não dá valor nas interpretações da maioria ou os costumes dos antepassados. Pelo contrário, a Escritura nos ensina: "Não vá depois que a maioria para fazer o mal" (Êxodo 23:2). Os profetas também nos advertem contra seguindo os passos errantes dos antepassados, como está escrito: "não sejais como vossos pais ... que agiram perfidamente contra YHWH" (2Crônicas 20:7), e outra vez: "eles não devem ser como seus pais, geração contumaz e rebelde "(Salmos 78:8). A mesma advertência se aplica à legislação inventada de fora do coração dos homens, o que os profetas chamam o "mandamento de homens, aprendidos de cor" (Isaías 29:13). 

Karaism não é uma fé "monolítico" em que cada crente concorda com todos os detalhes do entendimento das Escrituras.Devido à sobrecarga de interpretação baseia-se no indivíduo e não uma autoridade central é inevitável que haja diferenças de interpretação e compreensão. No entanto, esta diversidade é uma força e não uma fraqueza e caraítas impede de ficar atolado com uma interpretação que, apesar da evidência do seu erro. Essa diversidade exige a Karaite individual de assumir a responsabilidade pessoal para interpretar as Escrituras, fundamentando seu entendimento sobre o mérito e lógica de uma dada interpretação. Quando esse método é seguido a interpretação correcta geralmente vencer. O que une os caraítas junto a nossa comunhão é comum nas Escrituras Hebraicas e desejo de viver pela instrução pura e inalterada do Criador do universo.

Publicado por: Movimento Mundial POB Karaite, 7816, Jerusalem 91078, Israel

Para saber mais, visite: https://www.karaite-korner.org





 No hebraico antigo, a Bíblia é chamada Kara , daí o nome caraítas significa literalmente escrituralistas . Veja E. Yehudah Ben, um dicionário completo do hebraico antigo e moderno , Jerusalém 1951, vol. 12 pp.6138-6139 NT. 3.



 As Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) são também conhecidos pelo nome hebraico Tanach ou Tanakh . Tanach é um acrônimo para as três partes da Bíblia hebraica: 1) Lei [Torah], 2) Profetas [Neviim], e 3 ) Escrituras Sagradas[Ketuvim]. O Direito é composto de cinco livros revelou a Moisés, enquanto o Profetas e Escrituras Sagradas contêm os livros remanescentes reveladas aos Profetas, pessoas idosas, e Sacerdotes do antigo Israel (Jeremias 18:18, Ezequiel 07:26).



 Isaías 42:6;; 12:3; 49:6 Gênesis 28:14.



 Ver também: "... os montes de Sião, porque ali YHWH ordena a bênção da vida eterna" (Salmo 133:3). "E muitos dos que dormem no pó da terra se levantam, uns para a vida eterna ..." (Daniel 12:2). "E quando você vê isso, seu coração se alegrará, e seus ossos florescerão como a erva" (Isaías 66:14).



 reconhece o cristianismo à verdade das Escrituras Hebraicas na seguintes passagens do Novo Testamento: "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim para destruir, mas cumprir dizer. Porque em verdade vos vos, até que o céu ea terra passem, nem um jota ou um til jamais em nenhum passará da lei, até que tudo seja cumprido. " (Mateus 5:17-18). "Mas confesso-te que, depois do caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas" (Atos 24:14).



 Islã admite a verdade das Escrituras Hebraicas no Corão seguintes passagens: "E certamente nós concedemos a Moisés o Livro, enviamos apóstolos depois dele um após o outro" (Corão 2:87). "Seguramente, revelou a Torá no qual foi a orientação ea luz, que os profetas que se submeteram a Deus, a julgar por aqueles que eram judeus. Com" (Alcorão 05:44). "Certamente Fizemos um pacto com os filhos de Israel e lhe enviamos apóstolos" (Corão 5:70). "Havíamos concedido o Livro a Moisés, assim não estar em dúvida sobre o recebimento da mesma, e fizemos um guia para os filhos de Israel." (Alcorão 32:23).



 O Talmudists «Alegação de revelação divina para os seus ensinamentos aparece no Talmude seguintes passagens:" O rabino Abba disse, em nome de Samuel: três anos a Casa de Shammai ea Casa de Hillel estavam divididos. Para cada uma delas disse que a lei de acordo com nós. Então é uma voz vinda do céu e disse: "estas são as palavras da vida. Deus, tanto" (Talmude Babilônico , Erubin 13b). "Rabi bar Chama Levy disse, em nome de Rabi Simeão ben Lakish: O que significa o verso:" E eu te darei as tábuas de pedra, a lei, eo mandamento que tenho escrito para ensiná-los. " (Êxodo 24:12).Comprimidos refere-se aos dez mandamentos; lei refere-se à Torah, eo mandamento refere-se ao Mishnah, que tenho escrito refere-se aos Profetas e os Escritos, para ensiná-los se refere a [Talmud = Gemara o ]. Isso nos ensina que todos eles foram entregues a Moisés no Sinai. " ( Talmude Babilônico , Berachot 5a). "Quando o Todo-Poderoso se revelou no Sinai a fim de dar a Torá a Israel, ele recitou a Moisés na devida ordem as Escrituras, o Mishnah, o Talmud e os Aggadah [= Midrash] ... Até que um aluno pergunta ao Rabino , fez o Todo-Poderoso dizer sobre a Moisés na época:. Depois ele aprendeu a partir da boca do Todo-Poderoso, ele [Moisés] disse: 'o universo! Vamos Master-me escrever para eles. dos' Ele [o Altíssimo] respondeu: "Eu não quero dar a eles [inteiramente], por escrito, mas as Escrituras ... dou-lhes, por escrito, enquanto o Mishnah, o Talmud, eo Aggadah eu dou-lhes oralmente . '"( Êxodo Midrash Rabbah , parashah 47).



 Deuteronômio 4:27-28; Isaías 29:13; 2Crônicas 15:3-7.



 Isaías 2:1-4, 11:1-9, 4:29-30 Deuteronômio 66:12-24;.



 Ezequiel 39:22-29, Isaías 29:9-14.



 Salmos 19:8; Malaquias 3:22.



 Deuteronômio 30:10-13; 2Reis 22:8.11



 Levítico 24:12, 27:5 Números; 2Reis 22:13-14; Esdras 2:63.



 Isto é o que se entende por: "a luz para vós uma lâmpada, é hora de procurar YHWH, até que ele deve vir e ensinar a justiça" (Oséias 10:12).



 significado claro, hebraico: Peshat : (literalmente: simples, simples).



 Deuteronômio 31:10-13. Caraítas não rejeitam a interpretação nem que tomam a Bíblia literalmente, uma vez que cada obra escrita exige interpretação. Em vez disso, interpretar a Bíblia de acordo com o seu "sentido comum".



 Êxodo 23:02; Oséias 10:12; 2Crônicas 15:3-4.



 Ezequiel 33:20, Isaías 66:12-24; Joel 4:1-17; Malaquias 3:19-21; Eclesiastes 3:17, 11:09, 12:13-14.



 em hebraico: mitzvá Anashim Melumadah (Is 29:13), literalmente: "Aprendi mandamento de homens". Outros traduzem: "ensinada pelo preceito de homens" (KJV), "ensinou o mandamento dos homens" (NVI), "mandamento de homens, aprendidos de cor" (JPS, RSV), "tradição aprendida de cor" (ARA) ; "regras ensinadas por homens" (NVI). Parte da punição do exílio está a ser confrontada com o teste de idolatria, como está escrito: "E lá [no exílio] você deve adorar deuses, o trabalho de mãos dos homens" (Deuteronômio 04:28). A idolatria consiste em fazer santo que Deus não fez santo. Isto pode significar adorar imagens de madeira ou pedra, mas também pode significar o ensino de santificar os homens ou as tradições dos pais.