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 karaita


História do Karaismo

Karaism é o judaísmo original que tem existido ao longo da história sob vários nomes, incl. Justo, saduceus Boethusians, Ananites e caraítas, todos obedeceram a Torá sem adições.
Karaism tem sido em torno desde que Deus deu suas leis para o povo judeu. No primeiro, os que seguiram as leis de YHWH foram apenas chamados de "Justo" e foi apenas no século 9 que veio a ser chamado caraítas. A questão de por que os seguidores de Deus são hoje chamados caraítas é realmente uma questão da origem das outras seitas. No início não havia nenhum motivo para rotular os justos como uma seita separada, porque só havia uma seita que consistia de todo o povo judeu.Ao longo da história uma variedade de seitas apareceu e foi só para distinguir o justo destes outros grupos que lhes causou, em diferentes períodos de assumir nomes como os saduceus, Boethusians, Ananites e caraítas.

Período Bíblico-Os Justos

No período bíblico pessoas são descritas como se dividem em duas categorias: os pecadores e dos justos. Muitas vezes, as pessoas foram levadas ao pecado por falsos profetas, que alegou ser veicular a mensagem de Deus. Em alguns períodos, a maioria de Israel seguiram os falsos profetas e os que permaneceram fiéis a YHWH, mas eram poucas e pequenas (por exemplo, Elias no Monte. Carmelo). Deus enviou seus profetas "de manhã à noite", exortando o povo a se arrepender, mas muitas vezes era apenas por punir o país com uma grande calamidade que YHWH poderia levá-los a ouvir. Grande parte da história bíblica é uma repetição do ciclo familiar do pecado, castigo arrependimento, e salvamento.

Período do Segundo Templo, Os Saduceus e os Boethusians

A primeira referência na história de Israel, para mais de uma seita tem lugar cerca de 200 anos após o encerramento do período bíblico, no século I aC. Várias fontes dizem-nos de dois opostos seitas, os saduceus (sadocitas) e os fariseus. Os saduceus seguido a Torá como foi escrito, enquanto os fariseus acreditavam em um segundo "Oral" Torah que adicionou ao real. O período do Segundo Templo viu o surgimento de várias seitas mais entre eles, um outro grupo que seguiu apenas a Torá escrita chamado Boethusians e uma seita que adicionou diversos livros da Bíblia chamada Essênios (também conhecido como a "Seita do Mar Morto").

Como os caraítas que estavam a segui-los, o saduceus e os Boethusians continuou a tradição originada por Moisés (Dt 4,2) de manter os mandamentos da Torá, sem adição. Ouvimos com frequência na literatura antiga que os Saduceus negou as doutrinas da imortalidade da alma e da recompensa e punição no futuro. Se isto é exato ou não é de pouca importância, uma vez que chegaram a essas crenças baseadas em uma interpretação honesta da Bíblia (mesmo se a maioria dos caraítas não concordam com eles sobre estas doutrinas). Os fariseus, por outro lado acreditava que a interpretação de um professor particular, era divino e esses ensinamentos elevados ao nível da própria Torá. Após esse tempo a doutrina me empolguei e eles alegaram que esses ensinamentos provenientes do próprio Deus na forma de um segundo "Oral" Torah. Eles chegaram ao ponto de afirmar que, quando duas professoras ensinaram diametralmente opostas interpretações da Bíblia que ambas as interpretações são de Deus! Os principais terceira seita, os Essênios, tinha uma Bíblia, que consistiu em mais do que nossos 24 livros e, como resultado havia práticas que não se originam em nossa Bíblia, como um calendário solar.

Quanto tempo estas três seitas continuaram a co-existir é desconhecida. Pensa-se frequentemente que os essênios e saduceusdeixaram de existir com a destruição do Templo em 70 dC. No entanto, isto parece improvável, já que os escritos dos essênios aparecer até o século 10 o que parece indicar que sobreviveu depois da destruição do templo. As remissões para os saduceus e os Boethusians continuam a aparecer na literatura pós EC 70 e também parecia ter sobrevivido por algum tempo.

A Idade Média-Ananites e os caraítas

No início da Idade Média os fariseus continuaram a prosperar. Eles começaram a chamar-se rabinos e só usou o nome fariseus, ao lembrar os acontecimentos históricos do período do Segundo Templo. No século 7 do Império Islâmico varreu o Médio Oriente. Os muçulmanos não tinha interesse em impor a prática religiosa islâmica contra os judeus e lhes dava um certo grau de autonomia no âmbito de um sistema conhecido como o exilarchate. O exilarchate tinha sido fundada há centenas de anos antes sob o domínio Sassanian mas até agora só tinha influência na Babilônia e na Pérsia. Durante a noite o rabanitas passou de um fenômeno localizado em Babilônia um poder político que se estendia por grande parte do Médio Oriente. A partir dos séculos 3a-5o o rabanitas babilônico tinha desenvolvido um corpo da lei religiosa conhecida como o Talmud babilônico que passa a recair sobre todos os judeus no Império.

Resistência ao Rabbinites foi feroz, sobretudo nas províncias orientais do Império, que nunca tinha sequer ouvido falar do Talmud. Os historiadores dizem-nos dos líderes judeus, cuja resistência contra o Talmud colocá-los em conflito direto com o governo islâmico, que tinha poderes rabinos e deu-lhes plena autoridade sobre os outros judeus. Um líder da resistência que se recusaram a aceitar o Talmud foi chamado Abu Isa al-Isfahani e diz-se que ele liderou um exército de judeus contra o governo muçulmano. Outras tentativas de lançar fora o Talmud também foram realizados, mas todos falharam eo rabanitas e seus Talmud parecia imparável.

Então, no século 8 uma última luz de esperança surgiu na forma de um líder astuto chamado Anan ben David. Anan organizados vários grupos não-talmúdica e pressionou o califado de estabelecer um exilarchate segundo para aqueles que se recusaram a viver de acordo com as leis feitas Talmude, o homem. Os muçulmanos concedida Anan e seus seguidores a liberdade religiosa para praticar o judaísmo no caminho de sua anscestors. Anan próprio não era um Karaite, embora Anan rejeitou o Talmud ele usou métodos semelhantes irracional de interpretar as Escrituras como os rabinos, como tirar intencionalmente palavras fora do contexto. seguidores de Anan ficou conhecido como Ananites e esse grupo continuou a existir até que o século 10. Por outro lado, os judeus que continuaram a praticar a religião baseada Tanach de seus anscestors ficou conhecido como Bnei Mikra ("Seguidores da Escritura"), que também foi abreviado como Karaim ("escrituralistas"), em Inglês "caraítas". Este nome deriva da palavra hebraica antiga para a Bíblia hebraica: Mikra , Kara . O nome Karaim, que significa "escrituralistas", distinguiu estes judeus do campo dos rabinos, que se chamavam Rabaniyin ("Seguidores de rabinos") ou Talmudiyin ("Os seguidores do Talmud").